quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DE RH

Nos anos 50, o papel da área de Recursos Humanos era focado no operacional e burocrático, cuidando da folha de pagamento e fazendo admissões de funcionários, já selecionados pelos responsáveis de cada área. Hoje, o papel da área de Recursos Humanos mudou, acompanhando o avanço da globalização, das tecnologias e do valor das pessoas dentro das organizações.

As pessoas não são mais vistas como um número ou como um recurso para a organização, mas como pessoas parceiras, que tem sua história, suas habilidades, competências, talento e comprometimento, sendo seu intelecto essencial para o desenvolvimento da organização.

Dessa forma, o papel da área de Recursos Humanos também mudou. Aliado ao operacional, o RH precisa ser também estratégico e parceiro das áreas dentro da organização.

No Livro "Campeões de Recursos Humanos", Dave Ulrich afirma que para uma organização se manter competitiva, o objetivo da área de Recursos Humanos deve ser criar valor e obter resultados, atuando com múltiplos papéis, que são:
  • Administração de Estratégias de Recursos Humanos - o RH é o parceiro estratégico da organização e participam ativamente na definição as estratégias organizacionais. Identificando as prioridades das ações de RH, através do diagnóstico organizacional, são detectadas as forças e as fraquezas da organização e o RH identifica as práticas que farão com que a estratégia aconteça, impulsionando-a.
  • Administração da Infraestrutura da Empresa - o RH é o especialista administrativo, com o foco na eficiência administrativa, através da reengenharia de processos busca mais eficiência com a otimização de processos, redução de custos e a garantia da qualidade.
  • Administração da Contribuição dos Funcionários - o RH é o defensor dos funcionários. Ele gerencia de forma participativa a contribuição dos funcionários da organização, reconhecendo problemas, desejos e necessidades dos funcionários, ouvindo-os e proporcionando-lhes recursos para que se sintam motivados e engajados a desempenharem suas funções, entregando resultados e contribuindo para o sucesso da organização.
  • Administração da Transformação e Mudança - Com capacidade para mudar, renovar, inovar e criar, o RH é o Agente de Mudança, auxiliando os funcionários a se adaptarem a uma nova cultura organizacional, associando o domínio das competências e a gestão da mudança como etapas importantes para o avanço e o para o sucesso.

Com a função de Parceiro Empresarial, o profissional de Recursos Humanos deve identificar e dominar os múltiplos papéis que ele deve desempenhar, focando sua energia para o cumprimento das metas e o alcance dos resultados, atuando nos níveis operacionais e estratégicos, focado nos processos e nas pessoas, sendo parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudança.

Dentre as competências necessárias para o profissional de RH desempenhar os múltiplos papéis citados anteriormente, destacam-se o conhecimento do negócio a fundo para que possa debater e propor soluções para quaisquer questões que possam surgir bem como o domínio das práticas de RH para fazer as melhores escolhas; gerenciar os processos de mudança, atuando como catalisadores e incentivadores para que as melhorias aconteçam; criar cultura que desenvolvam a capacidade individual dos funcionários e estimulem o engajamento e o comprometimento destes com os resultados e com a empresa; e por fim, a credibilidade pessoal, conquistando confiança e sendo imparciais nos relacionamentos, uma vez que representam os valores da organização.

Fonte: Ação gerencial 

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